3 de dez. de 2009

Ari quer contruir 2 mil casas em 2009

O município de Dourados em parceria com o Governo Federal tem direcionado seus investimentos a um amplo programa de redução do déficit habitacional, que irá garantir a realização do sonho da casa própria para centenas de famílias. Somente neste primeiro ano de administração, o prefeito Ari Artuzi(PDT) já disponibilizou recursos para a construção de cerca de duas mil unidades habitacionais nos bairros e distritos.
Entre as ações da prefeitura para garantir aos douradenses o direito a moradia, está a inclusão do município no “Programa Minha Casa, Minha Vida”, lançado recentemente pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. O município foi o primeiro de Mato Grosso do Sul, selecionado para fazer parte do projeto do Governo Federal.
Pelo Programa Nacional de Habitação de Interesse Social (PNHIS), o município já iniciou o processo de construção de 420 casas destinadas ás famílias de menor poder aquisitivo, cuja renda é de no máximo três salários mínimos mensais. São 147 unidades no Jardim Novo Horizonte, 200 no Jardim Clímax e 73 na região do Altos do Indaiá.
De acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, Jorge Hamilton Torraca, também estão em construção 150 moradias nos distritos de Itahum, Macaúba, Panambi, Vila Vargas e Vila São Pedro. Além das unidades habitacionais do PNHIS, subsidiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), há também linhas de crédito por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Neste caso, as moradias são direcionadas as famílias com renda entre dois e quatro salários mínimos. Pelo Programa de Arrendamento Residencial estão sendo construídas 160 unidades no altos do Jardim Novo Horizonte com previsão de entrega para fevereiro de 2010.
Já do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, são 161 unidades habitacionais e 240 apartamentos no Residencial Eucalipto que serão construídos no prolongamento da Avenida Marcelino Pires, próximo ao Monumento ao Colono. “Nesta região o processo de implantação do projeto federal em parceria com a prefeitura, está bem adiantado. Foram executados os serviços de terraplanagem, e a empresa responsável pela obra já começou a realizar a drenagem de águas pluviais, para em seguida iniciar as construções”, informou.
O prefeito Ari Artuzi disse que está viabilizando junto a Caixa Econômica Federal (CEF) a aprovação e liberação de mais 450 unidades habitacionais do Residencial Altos do Alvorada, mais 485 para a primeira etapa do projeto do Residencial Jardim Guaicurus, 700 moradias na região do Joquei Clube e outras 140 na área próxima a Vila São Braz. Ele explicou ainda que outros projetos estão em análise de diretrizes urbanísticas junto as Secretarias Municipais de Planejamento e de Obras, para ser implementados em um curto espaço de tempo.
Artuzi esclareceu que como morador de um conjunto habitacional, sabe da importância para uma família de sair do aluguel e ter seu próprio imóvel. A expectativa do prefeito é de concluir o seu primeiro mandato com a conclusão e entrega de no mínimo seis mil moradias. Para alcançar este índice, o município já conseguiu junto á Câmara de Vereadores a aprovação da Lei de isenção de tributos como o IPTU,ISSQN de obra, taxa de aprovação, taxa de habite-se, ITBI – Imposto de Transição de Bens Imóveis para os empreendimentos do projeto Minha Casa, Minha Vida.
O secretário de Obras, Dilson Cândido de Sá, explicou que com esta isenção, há um barateamento substancial nos custos destas obras no setor habitacional, somando-se com a isenção de ISS - Imposto Sobre Serviços adotada pelo governo para aquisição de materiais básicos da construção civil.
Fonte: Douradosagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Comentário Anônino não sera aceito

belowfeaturead

Canal Rural

Economia

Carregando...